LOS DOCUMENTOS COMPLEMENTARIOS A LAS CUENTAS DEL PNBE PARA LA EDUCACIÓN INFANTIL: ASPECTOS QUE ENFRENTAN EL LIBRO DE IMAGEN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202154-72

Palabras clave:

Infancia. Educación Infantil. Literatura. PNBE.

Resumen

El Programa Nacional Biblioteca en la Escuela (PNBE), uno de los mayores programas gubernamentales en Brasil de distribución de libros, y que perduró entre los años 1997 a 2014, dedicó entre los años 2008 a 2014 la distribución de libros para la Educación Infantil. En este artículo presentamos y discutimos los dos documentos complementarios que acompañaron los acervos: Literatura en la Infancia: Imágenes y palabras (BRASIL, 2008) y la Guía 1- PNBE en la escuela: literatura fuera de la caja (BRASIL, 2014a), explorando lo que dicen sobre el Libro de imagen, género literario presente en los acervos. Al traer una evaluación crítica de los documentos suplementarios que acompañaron los acervos del PNBE para Educación Infantil se intenta prospectar nuevas posibilidades de dimensionar los aspectos de los libros literarios para la pequeña infancia, ampliando los estudios en este campo.

Biografía del autor/a

  • Maria Laura Pozzobon Spengler, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Eliane Santana Dias Debus, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
    Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Dossiê Temático