CAMINOS DE ESCRITURA CREATIVA PARA UNA PEDAGOGÍA DE LA BELLEZA (de la mano de Matilde Rosa Araújo)

Autores/as

  • Lúcia Maria Barros Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto da Educação da Universidade do Minho (CIEC-UM) http://orcid.org/0000-0001-7373-7570

DOI:

https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202132-53

Palabras clave:

Educación Literaria, Escritura, Literatura infantil, Desenvolvimiento sustentable, Matilde Rosa Araújo.

Resumen

La obra de Matilde Rosa Araújo, un nombre importante en la literatura infantil en Portugal, cuyo centenario de nacimiento se celebra este año, constituye un himno a la naturaleza y a la humanidad, que engloba múltiples potencialidades para un enfoque integrador del currículo, sirviendo principalmente al cambio que el nuevo paradigma educativo contempla. Enmarcando nuestra reflexión sobre los lineamientos gubernamentales recientes, surgidos principalmente de la Agenda 2030 y la educación para los objetivos de desarrollo sostenible, y cruzándola con los ejes temáticos emergentes de la obra de Matilde, presentamos una propuesta de trabajo, donde la educación literaria y escrita, debido a la De carácter transversal del que se visten, aparecen como medio de construcción de una pedagogía humanizadora, centrada en una mirada atenta al Otro y la Casa que habitamos juntos.

Biografía del autor/a

  • Lúcia Maria Barros, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto da Educação da Universidade do Minho (CIEC-UM)
    Nasceu em Paris, no ano da Revolução dos Cravos. É Professora Bibliotecária Coordenadora no Agrupamento de Escolas António Feijó, docente de Literatura Infantojuvenil e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude, na ESE de Viana do Castelo; é Formadora de Professores na área da Educação Literária, da Literatura para a Infância e Juventude, da Escrita Criativa e da Formação de Leitores e Mediadores. Doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância, pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, e integra a comissão científica do PLL de Braga. Faz investigação na área da Educação Literária, Literatura para a Infância e Juventude, Formação de Leitores e Mediadores. Desde 2007 que coordena e dinamiza projetos de promoção da leitura em ambiente familiar, trabalho que tem vindo a ser reconhecido, a nível nacional, através da atribuição de prémios e distinções diversas.

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Dossiê Temático