LA ENSEÑANZA DE SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA MEDIA: ANÁLISIS DE LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE LA CATEGORÍA TRABAJO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021277-296

Palabras clave:

Escuela secundaria, Sociología, Categoría de Trabajo, Libro didáctico.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo realizar un análisis de tres libros referentes a la disciplina de Sociología en el Programa Nacional de Libros y Material Didáctico (PNLD) de 2018. Así, se pretende identificar los conceptos y autores que se relacionan con la categoría de trabajo. Aún así, se elabora una síntesis sobre la trayectoria histórica de la Sociología como disciplina de la Educación Básica Brasileña. La perspectiva teórico-metodológica utilizada es el Materialismo Histórico-Dialéctico, siendo una investigación bibliográfica y cualitativa. Respecto a las tres obras, existe uniformidad en el planteamiento de los autores clásicos de Sociología, así como en la discusión sobre el patrón taylorista-fordista. En referencia a las discusiones más actuales, la pertinencia del análisis de las nuevas metamorfosis del mundo del trabajo se nota solo en los dos primeros trabajos.

Biografía del autor/a

  • Matheus Felisberto Costa, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
    Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís (FESL), Especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Especialização em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Grupo de Pesquisa Formação Humana na Sociedade do Espetáculo (GEFORMA) e do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Professor efetivo de Sociologia na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Foi bolsista e pesquisador da CAPES e do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC). Tem interesse pelas áreas de Trabalho e Educação, Política Educacional e Sociologia do Trabalho.
  • Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
    Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010). Atua principalmente nos campos de estudos: Formação Humana na Sociedade do Espetáculo; Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Traduziu em parceria as obras: 'Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx' (2015) e 'Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social' (2016). Organizou com André Cechinel a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo" (2019) e Arte e Literatura na Sociedade do Espetáculo (2020). É membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMESC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESC) e coordenador do eixo Trabalho e Educação no evento regional da ANPED - AnpedSul 2020-2021. Desenvolveu trabalho de consultoria na área de Educação e Trabalho na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio (2020).

Publicado

2022-01-31

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua