SOCIOLOGY TEACHING IN HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF TEACHING BOOKS BASED THE LABOR CATEGORY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021277-296

Keywords:

High school, Sociology, Category Work, Textbook.

Abstract

This article aims to carry out an analysis of three books related to the discipline of Sociology in the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2018. Thus, it is intended to identify the concepts and authors that relate to the work category. Still, a synthesis about the historical trajectory of Sociology as a discipline of Brazilian Basic Education is elaborated. The theoretical-methodological perspective used is Historical-Dialectical Materialism, being a bibliographic and qualitative research. Regarding the three works, there is uniformity in the approach of the classic authors of Sociology, as well as in the discussion about the Taylorist-Fordist pattern. In reference to the most current discussions, we note the pertinence of the analysis of the new metamorphoses of the world of work only in the first two works.

Author Biographies

  • Matheus Felisberto Costa, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
    Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís (FESL), Especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Especialização em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Grupo de Pesquisa Formação Humana na Sociedade do Espetáculo (GEFORMA) e do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Professor efetivo de Sociologia na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Foi bolsista e pesquisador da CAPES e do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC). Tem interesse pelas áreas de Trabalho e Educação, Política Educacional e Sociologia do Trabalho.
  • Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
    Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010). Atua principalmente nos campos de estudos: Formação Humana na Sociedade do Espetáculo; Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Traduziu em parceria as obras: 'Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx' (2015) e 'Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social' (2016). Organizou com André Cechinel a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo" (2019) e Arte e Literatura na Sociedade do Espetáculo (2020). É membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMESC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESC) e coordenador do eixo Trabalho e Educação no evento regional da ANPED - AnpedSul 2020-2021. Desenvolveu trabalho de consultoria na área de Educação e Trabalho na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio (2020).

Published

2022-01-31

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua