POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA LA ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA: DE LA DICTADURA CIVIL-MILITAR A LA NUEVA REFORMA 2017

Autores/as

  • Vinicius Renan Rigolin de Vicente Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021254-276

Palabras clave:

Supuestos políticos de la escuela secundaria, Políticas educativas, Reforma de la escuela secundaria.

Resumen

Este artículo analiza los supuestos históricos y políticos de la educación secundaria en Brasil, con énfasis en el régimen militar (1964-1985). El objetivo es retomar el entendimiento histórico y establecer análisis y comparaciones con la actual Reforma de Secundaria (REM) de 2017. Se refiere a una investigación documental y bibliográfica, en la que se realizó el análisis de leyes y documentos oficiales que reglamentaron y reglamentaron la secundaria. educación en Brasil, a fin de comprender sus supuestos y desarrollos históricos, implicaciones y consecuencias que permean el REM actual. Os resultados apontam que a política para o ensino médio esteve voltada para a formação de indivíduos por meio de direcionamentos baseados nos princípios da economia neoliberal como forma de mercantilizar o ensino médio e formar trabalhadores com subjetividades mínimas para serem prestadores de serviços flexíveis à disposição no mercado de trabajo.

Biografía del autor/a

  • Vinicius Renan Rigolin de Vicente, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista na Educação de Jovens e Adultos (UNIASSELVI). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realiza pesquisas na área de Políticas e Gestão Educacional, com ênfase na política de Reforma do Ensino Médio. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da UEM. 
  • Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutoramento sanduíche apoiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora adjunto nível C do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de Política e Gestão em Educação. Atuou por vários anos como professora na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas e gestão do financiamento da educação; Estudo comparado sobre políticas educacionais; Políticas educacionais e gestão da educação. Líder do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação.

Publicado

2022-01-31

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua