CIRCULATION POLITICS OF LITERACY TEXTBOOKS IN THE SOUTH OF MATO GROSSO AND THEIR METHODS (1927-1961)

Authors

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017268-286

Keywords:

History of literacy, Public politics, Literacy textbooks.

Abstract

In this study, literacy textbooks circulation devices, also known as primers, are analyzed in primary school in South of the state of Mato Grosso, between 1927 and 1961. Thereunto, a qualitative documentary research was carried out, in which national and state legal documents that guided primary education during this period were examined. From the documents investigated, we sought to understand the investment made to teach reading and writing under the light of these artifacts. The obtained results indicate that the analyzed legal devices, directly or indirectly indicated the method of literacy and textbooks that should circulate in that context, suggesting didactic practices and the way of thinking about literacy with each new law or decree created.

 

 

Author Biographies

  • Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados
    Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA – 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino – na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio – Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização – com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul
    Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. Foi Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS), no biênio 2014-2015. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2015-2018). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

Published

2017-12-14

Issue

Section

Dossiê Temático