O QUESTIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE COMBUSTÍVEIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202399-119

Keywords:

Ensino de Química, Capacidades de pensamento, Oficina temática, Questionamento

Abstract

This work is an investigation that discusses the potential of questioning as a teaching and learning strategy to promote critical thinking skills. The research examined the potential of a thematic workshop on fuels in developing critical thinking abilities in students. The qualitative participant-type methodology was used to collect empirical data. Thus, the workshop was implemented in eight classes of the third year of high school, with a total of 123 students. The data from the workshop questionnaires, which were answered by the participants, were analyzed using content analysis and in light of Ennis' Taxonomy and theoretical references on critical thinking. The results indicate a significant positive potential regarding expected abilities such as decision-making and reflection. We conclude that the questioning strategy, through a thematic chemistry workshop, can develop critical thinking skills in students.

Author Biographies

  • Ananda Jacqueline Bordoni, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2015), Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma instituição. No período de graduação atuou como bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Química da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Química, com ênfase em educação, atuando nas diferentes áreas pertinentes ao ensino de Ciência, tais como Experimentação Investigativa, Construtivismo, Oficinas temáticas e Pensamento crítico. Atualmente pesquisa o potencial de atividades promotoras das capacidades de Pensamento Crítico e Ensino CTSA, na formação inicial de professores. E atua como professora de Química no Ensino Básico e Superior

  • Marcelo Pimentel da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

    Bacharel em Química pelo Instituto de Química da UNESP, Campus de Araraquara, Licenciado em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado e doutorado em Ensino de Ciências - Modalidade Química pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Pibid Química (2014 - 2018), coordenador do curso de Química (2016 - 2018), coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEM (2018 - 2020), coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática (2019 - 2022), coordenador do Projeto de Extensão Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para Educação Básica. Orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em educação para a Ciência e a Matemática.

Published

2023-12-31