Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa

Autores

  • Drª. Teresinha Fróes Burnham (UFBA)
  • Dndº. Marcus Túlio Pinheiro (UNEB)
  • Dndª. Marise Oliveira Sanches (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012154-172

Palavras-chave:

Educação a Distância, Potencial dos AVA, Chats e a Construção Colaborativa do Conhecimento

Resumo

Este artigo articula diferentes contribuições em produções relacionadas à Educação à Distância (EaD), buscando assim colaborar com a construção do referencial teórico-epistemológico relativo a esta modalidade e seu potencial para a construção colaborativa do conhecimento - um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma das grandes metas da EaD. Traz aportes de muitas discussões ocorridas no grupo de pesquisa Conhecimento, Análise Cognitiva, Ontologias e Socialização - CAOS (FACED/UFBA), com o compartilhamento de experiências de trabalhadores do conhecimento que aí atuam como pesquisadores, bem como de uma larga gama de autores que ofereceram seus trabalhos para a comunidade epistêmica que produz no campo da EaD.

Biografia do Autor

  • Drª. Teresinha Fróes Burnham (UFBA)
    Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) / programas de pós-graduação em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e em Educação (PPGE) na Ufba, Pós-doutora em Sociologia e Política do Currículo, na University of London, Doutora em Fiolosofia pela University of Southampton, Mestre em Educação pela Ufba, e Licenciada em História Natural pela Ucsal.
  • Dndº. Marcus Túlio Pinheiro (UNEB)
    Docente da UNEB, Físico, Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorando em Educação(UFBA)
  • Dndª. Marise Oliveira Sanches (UFBA)
    UFBA/PPG Doutoranda em Difusão do Conhecimento/Faculdade de Educação

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos