A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COM ARTE

Autores

  • Luciane Schulz Universidade Regional de Blumenau
  • Leomar Peruzzo Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal do Paraná
  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e23201988-108

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular e Sustentabilidade. Educação Ambiental Crítica. Arte Contemporânea. Currículo no Ensino Superior.

Resumo

A Ambientalização Curricular e a Educação Ambiental Crítica são conceitos em desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior. Este estudo discute os efeitos de uma ação de Educação Ambiental Crítica e Ambientalização Curricular e Sustentabilidade em uma Universidade localizada no vale do Itajaí - Santa Catarina. O objetivo é discutir os efeitos do projeto Faxina Verde em uma Instituição de Ensino Superior considerando os conceitos de Educação Ambiental Crítica, Ambientalização Curricular e Sustentabilidade e a Arte. Analisa os registros da ação realizada nos espaços da Universidade participante da pesquisa e da entrevista semiestruturada realizada com estudantes e docentes da mesma instituição. Os resultados acenam a constatação de que os ambientes naturais da universidade recebem cuidado precário, e que o projeto Faxina Verde mobilizou reflexivamente estudantes realizadores do projeto, docentes da instituição e a comunidade externa, ao expor as produções artísticas em espaço de intensa circulação.

Biografia do Autor

Luciane Schulz, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Biologia (UFRN);  Graduada em Terapia Ocupacional (ACE), Especialista em Psicopedagogia (ACE) Mestre em Educação e Cultura (UDESC);  Doutora em Educação (UFPB);  Pós-Doutora em Educação (FURB);  Professora no Departamento de Ciências Naturais da FURB; Coordenadora do PROESDE/Licenciatura - FURB; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação - ESCRE(VI)VER - UFBA; Membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE-FURB; Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR.Tem experiência na área da Educação com pesquisas em:  Educação Ambiental, Formação Docente, Práticas Educativas e Ensino de Ciências Biológicas, Pesquisa (Auto)biográfica.http://lattes.cnpq.br/4849634713589430

Leomar Peruzzo, Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui Licenciatura em Artes Visuais - FURB (2016). Bacharel em Teatro - FURB (2007). Especialista em Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais (2012). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Interdisciplinar - Direitos Humanos (2014-2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Possui experiência como ator de teatro e professor de Artes Visuais e Teatro.

http://lattes.cnpq.br/5848209975482591

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atualmente coordena o PROESDE- Licenciatura/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, artes visuais, mediação cultural, estética na Educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático