ASPECTOS DE UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UMA NOVA ORDEM EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018471-488

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida, Lifelong learning, Nova ordem educativa. Cidadão aprendente, Educação permanente.

Resumo

O postulado de educação ao longo da vida, como um dos pilares da construção dos sistemas educacionais em nível global, é definido pela UNESCO como paradigma de uma nova proposta de educação para a pós-modernidade, originada dos debates dos anos de 1970, e materializados no relatório dirigido pelo primeiro ministro da educação Edgar Faure (1972). Foi retomada na década de 1990, em um contexto de auge do desenvolvimento tecnológico e de reformas econômicas e mudanças culturais. O objetivo deste trabalho foi compreender a origem, as ideias e ideais que fundamentam o propósito da Educação ao longo da vida e os discursos que dela se originam. Procura mostrar alguns aspectos desse conceito, buscando identificar e apontar qual é o seu lugar, no que se refere à Educação nos âmbitos da formação para a vida (perspectiva humanista) e para trabalho (perspectiva instrumental).

Biografia do Autor

  • Neide Pena Cária, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

    Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP)

    Docente do Mestrado em Educação (Univas)

    Mestrado em Ciências da Linguagem (Foco em Análise do Discurso)

    Coordenadora do Curso de Especialização em Ciências da Linguagem

    Docente do Curso de Pedagpgia

  • Juliana Coutinho Pereira Alves, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

    Mestrado em Educação

    Graduação em Administração

     Pós-Graduação foi em Qualidade e Produtividade (UNIFEI)

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua