ESTATÍSTICA E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM RECORTE DO ESTADO DA ARTE EM PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202357-73

Palavras-chave:

Materiais Educacionais, Sustentabilidade, Ensino de Estatística

Resumo

O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa do tipo estado da arte, em Produtos Técnico-Tecnológicos no período de 2012 a 2022, quais as práticas e experiências em relação à inclusão da sustentabilidade no Ensino de Estatística, e verificar quais metodologias, abordagens e recursos didáticos têm se revelado no que condiz à promoção da educação para a sustentabilidade. A busca foi realizada nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação brasileiros e no portal Educapes e foram analisados doze (12) Produtos Técnico-Tecnológicos. Os dados revelam que PTTs enfatizam recursos tecnológicos, interdisciplinaridade e temas socioambientais para melhorar o desempenho dos estudantes e desenvolver o senso crítico em relação à sustentabilidade.

Biografia do Autor

Rejane Padilha Quedi, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Matemática LP (UPF). Bacharel em Ciência da Computação (UPF). Especialista em Educação Matemática (UPF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UPF).

 Professora da Área de Estatística da Universidade de Passo Fundo.

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2006). Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM- (2007 - 2012).

Professora da Universidade de Passo Fundo-RS

Docente Permanane do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Física-L

Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos