ESTATÍSTICA E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM RECORTE DO ESTADO DA ARTE EM PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202357-73

Palavras-chave:

Materiais Educacionais, Sustentabilidade, Ensino de Estatística

Resumo

O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa do tipo estado da arte, em Produtos Técnico-Tecnológicos no período de 2012 a 2022, quais as práticas e experiências em relação à inclusão da sustentabilidade no Ensino de Estatística, e verificar quais metodologias, abordagens e recursos didáticos têm se revelado no que condiz à promoção da educação para a sustentabilidade. A busca foi realizada nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação brasileiros e no portal Educapes e foram analisados doze (12) Produtos Técnico-Tecnológicos. Os dados revelam que PTTs enfatizam recursos tecnológicos, interdisciplinaridade e temas socioambientais para melhorar o desempenho dos estudantes e desenvolver o senso crítico em relação à sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Rejane Padilha Quedi, Universidade de Passo Fundo

    Licenciada em Matemática LP (UPF). Bacharel em Ciência da Computação (UPF). Especialista em Educação Matemática (UPF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UPF).

     Professora da Área de Estatística da Universidade de Passo Fundo.

  • Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2006). Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM- (2007 - 2012).

    Professora da Universidade de Passo Fundo-RS

    Docente Permanane do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

    Professora do Curso de Física-L

    Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos