A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DA CONJUNTURA DOS 20 ANOS DE LDB

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Adria Simone Duarte de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Celia Aparecida Betiol UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e19201758-75

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, LDB, Avanços e retrocessos.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a trajetória da educação escolar indígena no Brasil, tomando como referência os 20 (vinte) anos de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB, Lei 9394/96, e os avanços e retrocessos traduzidos durante esse período histórico. A educação escolar indígena, fruto de muita organização e luta dos povos indígenas e dos movimentos sociais indígenas e indigenistas, foi construída em um árduo processo dialético, que envolveu a população indígena brasileira, os movimentos sociais, as instituições de ensino, além da participação efetiva dos intelectuais e pesquisadores dessa temática. Foram 20 anos de conquistas que refletem a organização de todos os envolvidos, mas, nem de longe, foram apenas vitórias, pois, no bojo das muitas transformações ocorridas, aconteceram retrocessos que se fizeram presentes nesses anos de história. Assim, pretende-se contribuir com o debate nacional apontando elementos que contribuíram e/ou prejudicaram o processo de consolidação da política de educação escolar indígena no Brasil.

Biografia do Autor

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infancia, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: politica pública e Curriculo, educação infantil, ideologia, metodologia e formacao de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Universidade do Estado do Amazonas.Pesquisador visitante do Instituto CERTI Amazônia, onde tem atuado no apoio pedagógico de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador em atividades relativas à execução de procedimentos de consultoria em projetos educacionais. Contatos (92) 8231-7799 [email protected]. [email protected]
  • Adria Simone Duarte de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Coordena o Curso de Pedagogia Intercultural ofertado no município de São Paulo de Olivença-Amazonas iniciado em 2014. Atua nas disciplinas de Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena e formação de professores indígenas.
  • Celia Aparecida Betiol, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UEA). É doutorando do programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas. Foi coordenadora do PROIND ( Programa de Formação do Magistério Indígena ) da UEA. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena e do Núcleo de Educação Escolar Indígena da referida universidade. Atua nas disciplinas de Estágio, Didática e Pesquisa e Prática Pedagógica. Sua atuação e pesquisas são nos temas: formação de professores, educação escolar indígena e formação de professores indígenas.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático