O DIREITO À EDUCAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DO LEGISLATIVO FEDERAL (1996-2016)
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v11e19201776-95Palavras-chave:
Ensino Médio, Políticas Educacionais, Direito à Educação, Poder Legislativo Federal.Resumo
O artigo tem por objetivo investigar como a ampliação do direito à educação, no que tange especificamente ao Ensino Médio, tem sido tratado pelo Poder Legislativo Federal no Brasil após ter sido sancionada a LDB 9.394/96. Considerando os dispositivos constitucionais quanto aos deveres do Estado para com a educação, a pesquisa debruçou-se sobre as proposições (projetos de lei e outros) que tratam de programas suplementares que viabilizariam o acesso, permanência e conclusão na última etapa da Educação Básica: material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde. A análise das proposições indica limites da atividade legislativa que comprometem a democratização da escola e a efetivação do Ensino Médio como Educação Básica, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
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