Educação infantil pós-LDB: configurações recentes das redes municipais em Santa Catarina

Autores

  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
  • Eloisa Acires Candal Rocha Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
  • Samantha Sabbag Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017112-140

Palavras-chave:

Educação Infantil, Redes municipais de ensino, Santa Catarina.

Resumo

O presente texto é resultado de uma investigação que fez parte de uma pesquisa mais ampla, que teve como objetivo conhecer o panorama da Educação Infantil no estado de Santa Catarina após da aprovação da LDB de 1996. A pesquisa objetivou contribuir com o conhecimento das configurações recentes das redes municipais de ensino do Estado, com maior abrangência sobre a Educação Infantil. Os dados foram recolhidos no ano de 2012 por meio de questionário enviado para 20% do total de 293 municípios do estado de Santa Catarina e, apesar dos limites concernentes ao processo de recolha de dados, houve um retorno de 32 questionários. Neste texto são apresentados e analisados os dados relativos às características de organização do sistema educacional dos municípios, em particular como cada município organiza seu sistema educacional; a estrutura das secretarias, se existe ou não uma equipe de acompanhamento pedagógico às instituições de Educação Infantil; que dados dispõem sobre a cobertura e atendimento à Educação Infantil (número de crianças atendidas, modalidade de atendimento, de turmas, horários).

Biografia do Autor

  • Márcia Buss-Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, infância e educação infantil; Formação de professores e educação infantil; Especificidades da docência na educação infantil; Levantamento de produção científica; Pesquisa etnográfica com crianças pequenas; Corpo e relações sociais de gênero na educação infantil.
  • Eloisa Acires Candal Rocha, Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
    Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil.
  • Samantha Sabbag, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE na Linha Educação e Infância. Bolsista CAPES. Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui especialização em Desenvolvimento Infantil e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e infância. Atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Superior nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e outras Licenciaturas.

    Professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático