Educação infantil pós-LDB: configurações recentes das redes municipais em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017112-140Palavras-chave:
Educação Infantil, Redes municipais de ensino, Santa Catarina.Resumo
O presente texto é resultado de uma investigação que fez parte de uma pesquisa mais ampla, que teve como objetivo conhecer o panorama da Educação Infantil no estado de Santa Catarina após da aprovação da LDB de 1996. A pesquisa objetivou contribuir com o conhecimento das configurações recentes das redes municipais de ensino do Estado, com maior abrangência sobre a Educação Infantil. Os dados foram recolhidos no ano de 2012 por meio de questionário enviado para 20% do total de 293 municípios do estado de Santa Catarina e, apesar dos limites concernentes ao processo de recolha de dados, houve um retorno de 32 questionários. Neste texto são apresentados e analisados os dados relativos às características de organização do sistema educacional dos municípios, em particular como cada município organiza seu sistema educacional; a estrutura das secretarias, se existe ou não uma equipe de acompanhamento pedagógico às instituições de Educação Infantil; que dados dispõem sobre a cobertura e atendimento à Educação Infantil (número de crianças atendidas, modalidade de atendimento, de turmas, horários).
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