AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE COMO DESDOBRAMENTO DA CONSTITUIÇÃO E DA LDB

Autores

  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Hellen Jannisy Vieira Beiral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Gláucia Maria Ferrari Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e19201740-57

Palavras-chave:

Direito à Educação, Educação de Jovens e Adultos, LDB, Políticas de Educação

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante os vinte primeiros anos da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), tendo como alicerce as conquistas no campo do direito à educação, garantidas pela Constituição Federal de 1988. Ancorado em diversos autores, pesquisas, documentos e dados estatísticos oficiais, exibe uma breve análise dos principais marcos legais, operacionais e políticos implementados nos três últimos governos federais, que contribuíram com o processo de configuração da EJA como política pública, destacando os impactos, desafios, rupturas e continuidades decorrentes; reconhecendo, também, conquistas e limites das ações implementadas.

Biografia do Autor

  • Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Professor Adjunto de Educação de Jovens e Adultos do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – (UFF)
  • Hellen Jannisy Vieira Beiral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gláucia Maria Ferrari, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
    Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Alegre, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático