A EAD COMO UM HORIZONTE DE NOVAS POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: O CASO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017188-208

Palavras-chave:

Educação a Distância, Cultura Digital, Letramentos, Narrativas, Linguagens, Formação Continuada.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a tessitura de um novo tecido cultural, cujas bases se alicerçam no seio das tecnologias. A questão é que essa nova tessitura esbarra diretamente com um cenário escolar onde ainda prevalece o binômio poder/saber. Assim, apresentar-se-á, aqui, um mapa cartográfico do modelo educacional brasileiro e de como a formação continuada se torna uma possibilidade de transformação didática, especificamente em relação ao Curso de Especialização na Cultura Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, que se constitui como recorte desta pesquisa. Os elementos aqui apresentados justificam a necessidade de se consolidar um projeto educacional dialógico, reflexivo e crítico, que permita o encontro entre os professores como forma de alicerçar um movimento permanente em vista do conhecimento e, portanto, da emancipação dos sujeitos, que precisam ser capacitados para a leitura crítica das múltiplas formas de escrita do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pelo Centro Universitário FACVEST, graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Edumídia/UFSC.

  • Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do grupo de Pesquisa EDUMIDIA - Educação, Comunicação e Mídias (CNPq). Bolsista Produtividade CNPq. Graduada em Comunicação Social (FAAP/SP), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Doutora em Engenharia de Produção (UFSC).

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua