Centralidade de ações de permanência para combater a evasão na educação superior

Autores

  • Andreia Gomes da Cruz Universidade Estácio de Sá - UNESA e Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Monica Souza Houri Instituto Infnet- Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017173-187

Palavras-chave:

Ensino Superior, Permanência, Evasão e Plano Nacional de Educação.

Resumo

Esse artigo trata de ações implementadas na Educação Superior, no sentido de enfrentar a evasão dos estudantes. Também problematiza o alto índice de privatização, assim como das altas taxas de evasão. Além disso, apresenta algumas ações implementadas em Instituições de Educação Superior para evitar essas evasões, realçando algumas questões acerca do que tem sido feito nas instituições públicas. Finalmente, o artigo investiga se a evasão tem sido uma questão central na dimensão do governo federal e como tem sido abordada nos Planos Nacionais de Educação.

Biografia do Autor

  • Andreia Gomes da Cruz, Universidade Estácio de Sá - UNESA e Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal em Educação (UFF), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e no Curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF, atuando na linha de pesquisa políticas públicas de educação superior.

  • Monica Souza Houri, Instituto Infnet- Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Linguística pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Graduada em Letras pela UNESA. Professora com experiência em educação básica e superior (Instituto INFNET). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF, atuando nas linhas de pesquisa de educação superior e políticas de controle social, educação e produção de subjetividade.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua