O QUESTIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE COMBUSTÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202399-119Palavras-chave:
Ensino de Química, Capacidades de pensamento, Oficina temática, QuestionamentoResumo
Este trabalho é uma investigação que discute o potencial do questionamento como estratégia de ensino e aprendizagem para promover capacidades de pensamento crítico. A pesquisa analisou o potencial de uma oficina temática sobre combustíveis em desenvolver capacidades do pensamento crítico nos alunos. Utilizou-se como base a metodologia qualitativa do tipo participante para a coleta dados empíricos. Deste modo, a oficina foi aplicada em oito turmas do terceiro ano do Ensino Médio, totalizando 123 alunos. Analisou-se os dados referentes aos questionários da oficina, que foram respondidos pelos participantes por meio da análise de conteúdo, e à luz da Taxonomia de Ennis e dos referenciais teóricos de pensamento crítico. Os resultados indicam um potencial positivo significativo em relação às capacidades esperadas, como tomada de decisão e reflexão. Concluímos que a estratégia do questionamento, por meio de uma oficina temática de química, pode desenvolver capacidades de pensamento crítico nos alunos.
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