O QUESTIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE COMBUSTÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202399-119

Palavras-chave:

Ensino de Química, Capacidades de pensamento, Oficina temática, Questionamento

Resumo

Este trabalho é uma investigação que discute o potencial do questionamento como estratégia de ensino e aprendizagem para promover capacidades de pensamento crítico. A pesquisa analisou o potencial de uma oficina temática sobre combustíveis em desenvolver capacidades do pensamento crítico nos alunos. Utilizou-se como base a metodologia qualitativa do tipo participante para a coleta dados empíricos. Deste modo, a oficina foi aplicada em oito turmas do terceiro ano do Ensino Médio, totalizando 123 alunos. Analisou-se os dados referentes aos questionários da oficina, que foram respondidos pelos participantes por meio da análise de conteúdo, e à luz da Taxonomia de Ennis e dos referenciais teóricos de pensamento crítico. Os resultados indicam um potencial positivo significativo em relação às capacidades esperadas, como tomada de decisão e reflexão. Concluímos que a estratégia do questionamento, por meio de uma oficina temática de química, pode desenvolver capacidades de pensamento crítico nos alunos.

Biografia do Autor

  • Ananda Jacqueline Bordoni, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2015), Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma instituição. No período de graduação atuou como bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Química da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Química, com ênfase em educação, atuando nas diferentes áreas pertinentes ao ensino de Ciência, tais como Experimentação Investigativa, Construtivismo, Oficinas temáticas e Pensamento crítico. Atualmente pesquisa o potencial de atividades promotoras das capacidades de Pensamento Crítico e Ensino CTSA, na formação inicial de professores. E atua como professora de Química no Ensino Básico e Superior

  • Marcelo Pimentel da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

    Bacharel em Química pelo Instituto de Química da UNESP, Campus de Araraquara, Licenciado em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado e doutorado em Ensino de Ciências - Modalidade Química pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Pibid Química (2014 - 2018), coordenador do curso de Química (2016 - 2018), coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEM (2018 - 2020), coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática (2019 - 2022), coordenador do Projeto de Extensão Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para Educação Básica. Orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em educação para a Ciência e a Matemática.

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Publicado

2023-12-31