DESAFIOS E PERSPECTIVA NA PRÁTICA DOCENTE DO SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DO ENSINO REGULAR DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e312023122-138

Palavras-chave:

Segundo Professor, Ensino Regular, Santa Catarina, Formação Continuada, Educação Especial

Resumo

Objetiva identificar ideias centrais de pesquisas científicas na área da educação que abordam o trabalho do segundo professor que atende estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular de Santa Catarina. Para atingir o objetivo, a pesquisa utilizou uma metodologia de revisão sistemática, na base de dados do catálogo de teses e dissertações da CAPES, no período de março até abril 2023  com o descritor “segundo professor”, foram encontradas 18 dissertações. O estudo aponta para os desafios que  estão na falta de uma legislação que estabeleça os deveres e os direitos do segundo professor; que o professor titular de turma se isenta do seu papel de professor do aluno com segundo professor e para a escassez de recursos pedagógicos, atrelada a precariedade das condições de trabalho dos professores. Dentre as perspectivas e possibilidades verificadas, destaca-se a implementação de uma formação continuada que vá de encontro com as reais necessidades da comunidade escolar sobre a temática diversidade e inclusão.

Biografia do Autor

Carline Santos Borges, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-Brasil; Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais CNPq/UFRRJ; Grupo de Pesquisa Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais CNPq/UNISUL. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3792-6021. E-mail: [email protected]

Ellen Rufino dos Reis, Universidade do Sul de Santa Catarina

 Mestranda; UNISUL, Pós Graduação, Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Educação  de Joinville; Educação infantil, Série Iniciais e Educação Especial, FACEL); Assistente de Educação - EEB. Castro Alves / SED. UNIEDU (BOLSA). Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7403-0267. E-mail: [email protected]

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos