DESAFIOS E PERSPECTIVA NA PRÁTICA DOCENTE DO SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DO ENSINO REGULAR DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e312023122-138Palavras-chave:
Segundo Professor, Ensino Regular, Santa Catarina, Formação Continuada, Educação EspecialResumo
Objetiva identificar ideias centrais de pesquisas científicas na área da educação que abordam o trabalho do segundo professor que atende estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular de Santa Catarina. Para atingir o objetivo, a pesquisa utilizou uma metodologia de revisão sistemática, na base de dados do catálogo de teses e dissertações da CAPES, no período de março até abril 2023 com o descritor “segundo professor”, foram encontradas 18 dissertações. O estudo aponta para os desafios que estão na falta de uma legislação que estabeleça os deveres e os direitos do segundo professor; que o professor titular de turma se isenta do seu papel de professor do aluno com segundo professor e para a escassez de recursos pedagógicos, atrelada a precariedade das condições de trabalho dos professores. Dentre as perspectivas e possibilidades verificadas, destaca-se a implementação de uma formação continuada que vá de encontro com as reais necessidades da comunidade escolar sobre a temática diversidade e inclusão.
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