CONQUISTAS, DESAFIOS E IMPASSES DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: UMA BREVE APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022293-309

Palavras-chave:

Educação, Deficiência, Política Pública

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir elementos relacionados à educação das pessoas com deficiência no Brasil, destacando dados históricos, sociais e políticos que foram significativos para que a educação dessa população se tornasse uma política pública, ainda que atravessada por inúmeros desafios e contradições.  Nesse sentido, entrelaçar educação, deficiência e compromisso social, como proposto neste dossiê, é uma forma de sublinhar que a educação das pessoas com deficiência demanda uma implicação contínua dos atores políticos e da sociedade brasileira, para que não haja retrocesso e se possa avançar, em âmbito nacional, a partir do que foi conquistado ao longo de décadas. Os artigos que compõem o dossiê são apresentados, enfatizando-se sua vinculação com o eixo temático indicado.

Biografia do Autor

  • Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no ensino, pesquisa e extensão. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

  • Carla Carnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Apresentação