CONTROVÉRSIAS ACERCA DO PERFIL PROFISSIONAL DO MEDIADOR ESCOLAR:

REFLETINDO O IMPACTO NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022396-413

Palavras-chave:

Mediação escolar, Mediador escolar, Inclusão, Formação profissional

Resumo

O presente artigo procura analisar a formação profissional dos mediadores escolares, tendo em vista a diversidade de perfis dos profissionais que exercem a função de apoio às práticas inclusivas. Considerando-se a forte associação entre o perfil profissional e a elaboração do trabalho a ser desenvolvido, verifica-se quais profissionais podem ser capazes de assumir o papel de mediador e colaborar com o professor regente nos processos de escolarização. Para identificar quais profissionais marcam presença na sala de aula como mediadores escolares, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos que abordam o tema da mediação escolar. O estudo revela a atuação, como mediadores, de alguns profissionais com formação somente em nível Médio, outros em formação ou formados em cursos da área da Educação e da área da Saúde, além de Especialistas.

Biografia do Autor

  • Nathália Lopes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Especialização em psicopatologia da infância e adolescência. Psicóloga. E-mail: <[email protected]>.

  • Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no ensino, pesquisa e extensão. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. E-mail: <[email protected]>.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Dossiê Temático