CONTROVÉRSIAS ACERCA DO PERFIL PROFISSIONAL DO MEDIADOR ESCOLAR:
REFLETINDO O IMPACTO NO PROCESSO DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022396-413Palavras-chave:
Mediação escolar, Mediador escolar, Inclusão, Formação profissionalResumo
O presente artigo procura analisar a formação profissional dos mediadores escolares, tendo em vista a diversidade de perfis dos profissionais que exercem a função de apoio às práticas inclusivas. Considerando-se a forte associação entre o perfil profissional e a elaboração do trabalho a ser desenvolvido, verifica-se quais profissionais podem ser capazes de assumir o papel de mediador e colaborar com o professor regente nos processos de escolarização. Para identificar quais profissionais marcam presença na sala de aula como mediadores escolares, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos que abordam o tema da mediação escolar. O estudo revela a atuação, como mediadores, de alguns profissionais com formação somente em nível Médio, outros em formação ou formados em cursos da área da Educação e da área da Saúde, além de Especialistas.
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