ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL:

UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022377-395

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento; Educação especial; Bibliometria.

Resumo

 O objetivo do trabalho é analisar a alfabetização e o letramento para estudantes da Educação Especial baseando-se nas teses e dissertações brasileiras. Realizou-se um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT). Foram encontradas 24 produções, sendo 19 dissertações e 5 teses com a interface alfabetização, letramento e educação especial. Os resultados indicaram um aumento da produção a partir de 2014, com o predomínio das instituições federais (n=16) e representatividade regional sudeste (n=15), sendo a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com mais publicações (n=7). Identificou-se a prevalência da deficiência intelectual (n=12) e da surdez (n=4) nos trabalhos e uma tendência em considerar a consciência fonológica para o processo de alfabetização dos estudantes, sobretudo daqueles com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

  • Stéphanie Eulália de Jesus Sabará

    Pedagoga pela UFMG.

  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pedgoga pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestre em Educação pela UEL e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar . Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar -GEPEEDE.

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

    Bacharel em Ciências Sociais (Unesp/Araraquara), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora Titular em Ciência da Informação, docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial,  todos da UFSCar. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

     

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Dossiê Temático