ORGANIZAÇÃO DO ENSINO QUE POSSIBILITA A REVELAÇÃO DA GÊNESE DO CONCEITO DE FRAÇÃO EM NÍVEL TEÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022443-463

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Atividade Orientadora de Ensino, Educação Matemática, Fração

Resumo

A presente pesquisa teve origem a partir de angústias que desencadearam a necessidade de refletirmos sobre as possibilidades de superação do modo de organização no qual predomina o conhecimento empírico. Investigamos se a organização do ensino por meio dos movimentos de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto possibilita a revelação, por parte dos estudantes, da gênese do conceito de fração em nível teórico. Adotamos como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético. Concluímos que a organização do ensino por meio dos movimentos de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto possibilita a revelação, por parte dos estudantes, da gênese do conceito de fração em nível teórico. 

Biografia do Autor

  • Josélia Euzebio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Líder do TedMat (Unisul) e vice-líder do GPEMAHC (UNESC).

  • Juliana Nobre Nóbrega

    Graduação em Engenharia Civil - Cesmac - Centro de Estudos Superiores de Maceio - Al (2009); Graduação em Matemática - Claretiano Centro Universitário (2018); Graduação em Pedagogia - FCE - Centro Universitário FIEO (2019). Pôs-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020);Pôs-graduação lato sensu em Educação Infantil e Educação Inclusiva Especial - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Pôs-graduação lato sensu em Gestão Escolar Integradora: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020), Curso de Capacitação Profissional em Educação Inclusiva, com carga horária de 240 horas - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Curso de Extensão Universitária em Práticas Pedagógicas das Séries Iniciais, com 70 horas - Faculdade campos Elíseos (2021); Curso de Extensão Universitária em Alfabetização e Educação com 70 horas - Faculdade Campos Elíseos (2021); Mestra em Educação (2021) - UNISUL.

  • Marlene da Rocha Migueis, Universidade de Aveiro

    Pós-doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Educação (2016) pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação (formação inicial e contínua de professores; supervisão e aprendizagem docente, educação matemática na infância) e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia Geral. Atualmente faz parte da equipa do consórcio responsável pelo Projeto Limites Invisíveis, sendo co-responsável pelo Projeto Pro(g)natura (parceria com o projeto Limites Invisíveis), no qual se desenvolvem atividades no âmbito do 1º Ciclo do ensino Básico.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua