ORGANIZAÇÃO DO ENSINO QUE POSSIBILITA A REVELAÇÃO DA GÊNESE DO CONCEITO DE FRAÇÃO EM NÍVEL TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022443-463Palavras-chave:
Ensino Desenvolvimental, Atividade Orientadora de Ensino, Educação Matemática, FraçãoResumo
A presente pesquisa teve origem a partir de angústias que desencadearam a necessidade de refletirmos sobre as possibilidades de superação do modo de organização no qual predomina o conhecimento empírico. Investigamos se a organização do ensino por meio dos movimentos de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto possibilita a revelação, por parte dos estudantes, da gênese do conceito de fração em nível teórico. Adotamos como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético. Concluímos que a organização do ensino por meio dos movimentos de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto possibilita a revelação, por parte dos estudantes, da gênese do conceito de fração em nível teórico.
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Publicado
2022-12-19
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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