NOTAS PARA TRABALHAR CINEMA, EDUCAÇÃO E AFRICANIDADES

EPISTEMOLOGIA DA AFROCENTRICIDADE E PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022202-219

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Epistemologia da Afrocentricidade, Pedagogia do Oprimido

Resumo

O presente ensaio propõe pensar a temática das africanidades na educação a partir do cinema pautado na Lei n.º 10.639/2003, que tornou obrigatório na educação básica o ensino da história e cultura afro-brasileira. Deste modo, tem como objetivo pensar esta didatização a partir da “Epistemologia da Afrocentricidade” de Molefi Kete Asante e da “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. O escrito propõe uma via reflexiva e dialógica para aqueles que atuam no contexto formativo, utilizando o cinema como dispositivo pedagógico e cultural. Conclui-se sobre as possibilidades do cinema, enquanto recurso mídia-educativo, para trazer questões referentes ao cinema negro (agência, lugar e tempo – elementos da Epistemologia da Afrocentricidade) como oportunidade de tematização e interrogação de questões que problematizem aspectos opressores da sociedade (principalmente em relação aos negros, sua exploração, opressão, invisibilidade e desumanização).

Biografia do Autor

  • Wolney Nascimento Santos, UFS - Universidade Federal de Sergipe, Brasil

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UFS(2020-2024). Mestre em Cinema e Narrativas Sociais (2018) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB; Educação e Gestão - Faculdade Pio Décimo; Educação, Arte, Estética e Museus - Faculdade Pio Décimo; Desenvolvimento Infanto-Juvenil: Um Enfoque Psicoeducacional - FaSe. Graduado em Artes Visuais/UFS. É Professor da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe/SEED. Desenvolveu projetos de Comunicação Visual no Departamento de Promoção Institucional do Serviço Social do Comércio-SESC, no período de 1988-1992/1994 a 2008. Coordenou as atividades de cinema do Sesc Sergipe de 2008/2014, com os Projetos A Escola Vai ao Cinema e CINE OLHO - Cinema e Educação. 2014/2015 Gerente do Programa de Cultura Sesc Sergipe; 2015/2019, Coordenador do Programa Cultura; 2019-2020(Junho); Supervisor de Cultura da Unidade Socorro.

  • Fabio Zoboli, UFS - Universidade Federal de Sergipe, Brasil

    Pós-doutor em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política”. Aracaju – SE, Brasil.

  • Cristiano Mezzaroba, UFS - Universidade Federal de Sergipe, Brasil

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático