RACISMO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ABORDAGENS RECENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022166-182Palavras-chave:
Intolerância Religiosa, Racismo Religioso, Ensino Fundamental, Escola, Ensino ReligiosoResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma as recentes pesquisas na área da educação têm abordado a diversidade religiosa no ensino fundamental. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados SCIELO e BASE, nos anos de 2017 a 2021. Foram analisados sete artigos a partir de duas categorias: 1) a identificação de situações de racismo religioso; 2) estratégias de contraponto ao racismo religioso. Foram citados fenômenos que impelem à abordagem do racismo religioso no ensino fundamental, como o avanço neopentecostal, a debilitada formação docente e o hábito do(a)s professore(a)s cristão(ã)s de balizar os fenômenos pedagógicos pelos seus valores religiosos subjetivos. Uma parte significativa das pesquisas feitas aponta para a necessidade de se educar para a compreensão das diferenças como algo que compõe o patrimônio cultural humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.