O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

ESTUDO DO MEIO EM CURITIBA-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022133-148

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Ambiental; Circuito Turístico; Curitiba

Resumo

A educação das relações étnico-raciais, assim como a educação ambiental, estão previstas na legislatura brasileira, são regulamentadas por resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são consideradas essenciais também na educação básica. Ambas as áreas referidas não constam como disciplinas nos currículos da educação básica, mas podem ser tratadas transversal e interdisciplinarmente. O presente ensaio estuda as possibilidades didático-pedagógicas entre a educação das relações étnico-raciais e a educação ambiental no contexto de um circuito turístico urbano (em Curitiba), promovendo assim o ensino transversal e interdisciplinar deste par de dimensões educativas na educação básica

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

    Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia. Biólogo, Docente na área de Ciências ambientais. Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Pós-doutorado no PPGECT - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Especialista pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região em: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambientais; Ecologia; Biogeografia; Biologia Sanitária e/ou Ambiental; Saúde Pública e/ou Escolar; Biologia Econômica e Hidrobiologia. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela Carl Duisberg Gesellschaft - Hamburgo, Alemanha. Aperfeiçoamento em Museologia (Programa Saber Museu) pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Professor permanente do PPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR (Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências), do qual é um dos fundadores (Disciplinas de Meio Ambiente e Educação e Elementos de Desenvolvimento Sustentável). Professor de Ciências do Ambiente nas Engenharias e outras graduações da UTFPR. Pesquisador na área de Estudos socioambientais com ênfase em Educação Ambiental, Ciências ambientais, Ensino de Ciências e meio ambiente, Formação de professores de Ciências, socioecologia e gestão ambiental, atuando no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão. Representante internacional dos Professores brasileiros (International Delegate) na Space Week, NASA - National Aeronautics and Space Administration. Space Academy for educators, US Space & Rocket Center. Huntsville, Alabama, EUA. Coordenador em Gestão Ambiental e Coordenador de Qualidade e Auditor Interno (Projeto CEFET-PR / GTZ), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e GTZ - Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (Alemanha). Foi Implementador e Responsável pelo NUSMA - Núcleo de Saúde & Meio Ambiente da UTFPR no Campus Curitiba; Instrutor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) certificado pela UTFPR - Campus Curitiba para a formação dos colaboradores das obras de expansão da REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Petrobras) em Araucária - PR; Professor orientador do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e a UTFPR) e do Projeto Escola & Universidade (Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba e a UTFPR). Experiência em Educação superior (graduação e pós-graduação), Educação básica (Fundamental e Médio), Educação tecnológica e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no ensino presencial e à distância

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Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático