A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
A COMPREENSÃO DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRICIÚMA-SC
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022464-482Palavras-chave:
Transição, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Base Nacional Comum CurricularResumo
A pesquisa objetivou investigar a compreensão de professoras em duas escolas do município de Criciúma (SC) a partir do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prescreve sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo a metodologia utilizada foi à pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram quatro professoras que atuam na pré-escola e no primeiro ano dos anos iniciais, através de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa evidenciou que a maioria das professoras tem conhecimento do que é a BNCC, mas não sobre a transição dos níveis de ensino. O motivo apontado pelas entrevistadas foi porque não participaram de formações sobre a BNCC ou mesmo, quando tiveram, o tema da transição não foi tratado. Essa transição que as crianças vivenciam decorre da mudança de atividade principal, pois neste momento as crianças passam por crises.
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