THE TRANSITION FROM CHILDHOOD EDUCATION TO ELEMENTARY EDUCATION IN THE COMMON CURRICULUM NATIONAL BASE:

THE UNDERSTANDING OF TEACHERS FROM THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK OF CRICIÚMA-SC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022464-482

Keywords:

Transition, Child education, Elementary School, Common National Curriculum Base

Abstract

The research aimed to investigate the understanding of teachers in two schools in the city of Criciúma (SC) from what the National Common Curricular Base (BNCC) prescribes about the transition from Early Childhood Education to Elementary School. To achieve the objective, the methodology used was field research with a qualitative approach, in which four teachers who work in preschool and in the first year of the initial years participated, through a semi-structured interview. The research showed that most teachers are aware of what the BNCC is, but not about the transition of teaching levels. The reason given by the interviewees was because they did not participate in training on the BNCC or even, when they did, the transition issue was not addressed. This transition that children experience stems from the change of main activity, because at this moment children go through crises.

Author Biographies

  • Viviane Ribeiro Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE). Trabalha como professora de Educação Física nas redes públicas municipais desde o ano de 2015. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Criciúma-SC (20h), professora de Educação Física do Colégio UNESC (20h) e professora no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) com disciplina no curso de Educação Física. Disciplinas já ministradas: desenvolvimento motor, ginástica, ensino médio e esportes diversos.  

  • Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como professor Nível III e responde pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção; GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência em todos os níveis de Educação e atualmente atua com exclusividade no Ensino Superior, como docente e pesquisar em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento, educação física-conhecimento e metodologia de ensino da educação física.

  • Liliane De Bem Vieira, Rede Municipal de Educação do Município de Santa Rosa do Sul (SC)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Epecialização em Educação Infantil e Anos Iniciais-Faveni e Fundamentos e Organização Curricular- UNESC/UNIEDU. Participou de iniciação científica e do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Trabalha como professora de Educação Infantil e Anos iniciais nas redes públicas municipais e estadual desde o ano de 2018. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Santa Rosa do Sul-SC.

Published

2022-12-19

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua