O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021277-296Palavras-chave:
Ensino Médio, Sociologia, Categoria Trabalho, Livro Didático.Resumo
No presente artigo objetiva-se realizar uma análise de três obras referentes à disciplina de Sociologia no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Dessa forma, pretende-se identificar os conceitos e autores que se relacionam à categoria trabalho. Ainda, elabora-se uma síntese acerca da trajetória histórica da Sociologia enquanto disciplina da Educação Básica brasileira. A perspectiva teórico-metodológica utilizada é o Materialismo Histórico-dialético, sendo uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. No tocante às três obras, observa-se a uniformidade na abordagem dos autores clássicos da Sociologia, bem como na discussão acerca do padrão taylorista-fordista. Em referência as discussões mais atuais, nota-se a pertinência da análise das novas metamorfoses do mundo do trabalho apenas nas duas primeiras obras.
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