POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DA DITADURA CIVIL-MILITAR À NOVA REFORMA DE 2017
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021254-276Palavras-chave:
Pressupostos Políticos do Ensino Médio, Política Educacional, Reforma do Ensino Médio.Resumo
O presente artigo analisa os pressupostos históricos e políticos para o Ensino Médio no Brasil, com ênfase a partir do regime militar (1964-1985). O intuito é retomar a compreensão histórica e estabelecer análises e comparações com a atual política educacional decorrente da Reforma do Ensino Médio (REM) de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico, na qual realizou-se a análise de leis e documentos oficiais que estabeleceram a política para o Ensino Médio no Brasil, com o intuito de compreender os pressupostos históricos e os desdobramentos, implicações e consequências que permeiam a atual REM. Os resultados apontam que a política para o Ensino Médio esteve voltada para a formação de indivíduos por meio de direcionamentos baseados nos princípios da economia neoliberal como forma de mercantilizar o Ensino Médio e formar trabalhadores com subjetividades mínimas para serem prestadores de serviços flexíveis e que estejam à disposição do mercado de trabalho.
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