APLICAÇÃO DE QUATRO CATEGORIAS DE ADORNO NO ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e282021297-311

Palavras-chave:

Consciência, Elaborar o Passado, Desbarbarizar, Emancipar, Ensino de Ética.

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender e aplicar quatro categorias de Adorno no ensino de ética no ensino médio, a partir dos textos expostos no livro Educação e Emancipação (2006). Identificamos inicialmente que a formação ética é hoje reconhecida pela vigente Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996) como uma das finalidades do ensino médio; defendemos que o ensino de ética pode contribuir nesta atividade; analisamos as categorias: consciência, elaborar o passado, desbarbarizar e emancipar, que têm como fundamento o pensamento de Adorno; e propomos, na sequência, respectiva reflexão acerca da possibilidade de aplicação destas categorias no ensino de ética no ensino médio, considerando um possível contexto vivido pelo estudante.

Biografia do Autor

Leandro Kingeski Pacheco, Instituto Federal Catarinense

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal em Santa Catarina. Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-Doutor pela Università degli Studi di Bergamo. Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina. Professor de Filosofia na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua