BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Autores/as

  • Luísa Sprenger de Oliveira UTFPR
  • Esoline Helena Cavalli Zamarian UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020365-384

Palabras clave:

Design. Brinquedo Pedagógico. Sustentabilidade Ambiental.

Resumen

Instigar práticas e cuidados com o meio ambiente, para formar jovens e adultos mais conscientes da sua responsabilidade com o mundo e engajados com a preservação da natureza, é fundamental para o futuro do nosso planeta. Com este intuito, este trabalho propôs-se a criar um brinquedo pedagógico para desenvolver a consciência ambiental, auxiliando educadores na missão de transmitir o pensamento ecológico, tendo a tecnologia como ferramenta aliada a esse objetivo. A partir da análise dos métodos de aprendizagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) e do movimento Maker, que buscam na criatividade e no pensamento crítico a resolução de problemas, e do uso de módulos eletrônicos da empresa Microduino, aplicou-se a metodologia de design proposta por Löbach para analisar informações, desenvolver alternativas e solucionar o produto. Como resultado desenvolveu-se o brinquedo “Construa uma casa sustentável”, que traz desafios para questões de gerenciamento de resíduos, economias e usos racionais de energia e água, bem como o do uso de agrotóxicos, que são solucionados a partir de módulos de papelão disponíveis para a fabricação digital juntamente com outros materiais alternativos reutilizáveis. O brinquedo experimentado por crianças de 10 a 14 anos cumpriu com o objetivo proposto.

 

 

Biografía del autor/a

  • Luísa Sprenger de Oliveira, UTFPR

     

    [1] Bacharel em Design. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: [email protected]

     

  • Esoline Helena Cavalli Zamarian, UTFPR
    [2] Doutora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: [email protected]

Publicado

2020-05-29

Cómo citar

BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 365-384. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020365-384

Artículos similares

21-30 de 1105

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.