ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉRMICO DAS PAREDES E COBERTURAS DE UMA EDIFICAÇÃO UTILIZANDO CONCRETOS E ARGAMASSAS LEVES COM VERMICULITA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020182-196Palavras-chave:
Vermiculita. Concretos e argamassas leves. Desempenho térmico. Simulação computacional.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho termoenergético de uma edificação localizada na cidade de Joinville/SC, utilizando como ferramenta de simulação o programa computacional EnergyPlus. O procedimento de simulação foi realizado de acordo com os critérios da NBR 15.575 (ABNT, 2013). Foram produzidas argamassas para revestimento de paredes, com substituição de 10% do agregado miúdo por vermiculita, em volume, e concretos com substituição de 65% do seu volume por vermiculita e aditivo incorporador de ar na cobertura. As argamassas e concretos foram caracterizados quanto à resistência à compressão, densidade de massa aparente e condutividade térmica. Comparou-se os resultados da simulação da edificação com materiais convencionais e com vermiculita. As simulações indicaram que o uso de argamassas e concretos leves proporcionaram melhor desempenho termoenergético da edificação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.