REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EXECUÇÃO DO PLS: ANÁLISE MULTICASO DO TRE-SP E TRE-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v13e12024%25p

Palavras-chave:

COVID-19, TRE-SP, TRE-PE, Plano de Logística Sustentável

Resumo

O ano de 2020 foi marcado por diversas mudanças trazidas pela pandemia da COVID-19. Uma delas foi a necessidade de isolamento social e, consequentemente, a adaptação de muitos postos de trabalhos ao modo remoto. No âmbito dos Tribunais Regionais Eleitorais, alguns normativos estabeleceram a realização dos serviços de atendimento ao eleitor de modo on-line. Essa mudança impactou na execução das ações previstas pelo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) desses órgãos, instrumento obrigatório no Poder Judiciário desde 2015. Partindo disso, este artigo objetiva analisar como as atividades que integram o PLS, dos Tribunais Regionais Eleitorais de São Paulo e de Pernambuco, foram influenciadas pela adoção da modalidade de trabalho remoto e por outras implicações da pandemia. Para tanto, procedeu-se com uma pesquisa documental qualitativa, na qual foram analisados os relatórios de desempenho do Plano de Logística Sustentável de 2020 das duas instituições citadas. Os resultados mostraram que a pandemia refletiu significativamente na maioria dos eixos do PLS de cada um dos tribunais objetos de estudo. A grande parte desses indicadores teve um amplo desempenho positivo, em especial as ações de qualidade de vida. Em termos negativos, verificou-se o aumento dos gastos com telefones móveis e a interrupção da coleta de resíduos para reciclagem.

Biografia do Autor

  • Cláudio Said Barros de Souza, Universidade Federal do Piauí

    Mestrando em Administração Pública - Universidade Federal do Piauí. MBA em Gestão de Pessoas - UNINASSAU. Graduado em Administração - Universidade Federal do Piauí.

  • Lara Luiza de Oliveira Santos

    Mestra em Letras- Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Piauí (UFPI); Graduada em Letras- Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EXECUÇÃO DO PLS: ANÁLISE MULTICASO DO TRE-SP E TRE-PE. (2024). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 13(1), e12667. https://doi.org/10.59306/rgsa.v13e12024%p

Artigos Semelhantes

1-10 de 1277

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.