CONTRIBUIÇÃO AOS CONHECIMENTOS DA DIVERSIDADE DE FUNGOS BASIDIOMYCOTA NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL.

Autores

  • Geiziany da Silva Simões Universidade Federal do Amazonas
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas
  • Janaína Paolucci Sales de Lima Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-3771-3891

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e42021203-217

Palavras-chave:

Biodiversidade, Fungos, Região Amazônica.

Resumo

Os fungos são um conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação com outras espécies, trazendo assim muitos benefícios para a biodiversidade, visto que, alguns fungos são capazes de fazer relações de simbiose com outras plantas, melhorando muito os aspectos nelas, facilitando assim a absorção de água e elementos essenciais para o desenvolvimento da planta e do fungo. A biodiversidade dos fungos ainda é algo pouco estudado na região Amazônica, sabe-se ainda que esse estudo é muito importante para conhecimento sobre quais espécies tendem a ter maior predominância nesta região, o objetivo deste trabalho é avaliar a ocorrência de macrofungos no sul do Amazonas, onde a biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. As coletas foram realizadas na base de treinamento Tenente Pimenta, 54° Batalhão de Infantaria e Selva em períodos sazonais distintos, em trilhas pré-existentes. Foram encontrados 16 representantes do Filo Basidiomycota, distribuídos em 13 gêneros e 12 espécies, pertencentes a sete famílias, identificando-se a presença das espécies da família Polyporaceae e Marasmiaceae nos dois períodos sazonais. Na região de Humaitá/AM a biodiversidade é muito extensa, reconhece-se que entre eles há muitos que já se
tornaram imprescindíveis para a saúde humana, tendo um papel fundamental no fornecimento de subsídios para a bioprospecção.

Biografia do Autor

  • Geiziany da Silva Simões, Universidade Federal do Amazonas
    Discente do curso de Graduação em Agronimia, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas
    Discente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)
  • Janaína Paolucci Sales de Lima, Universidade Federal do Amazonas

    Departamento de Produção Animal e Vegetal

    Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO AOS CONHECIMENTOS DA DIVERSIDADE DE FUNGOS BASIDIOMYCOTA NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(4), 203-217. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e42021203-217

Artigos Semelhantes

1-10 de 278

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)