ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA NO ENTENDIMENTO DA CRIAÇÃO DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA.

Autores

  • Samara da Silva Neiva Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Graciella Martignago

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021470-492

Palavras-chave:

Cidades sustentáveis, Desenvolvimento sustentável, Produção científica

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender como ocorre a criação de cidades sustentáveis. A importância disso se dá pelo fato do crescente aumento populacional, e a pressão sobre os meios de consumo como energia, alimentos e água, além da crescente poluição e degradação ambiental, impulsionando a importância de os centros urbanos estarem se tornando essenciais acerca da promoção do desenvolvimento sustentável. Com a finalidade de tentar analisar quais as contribuições cientificas a cerca deste tema, este artigo foi produzido através de uma revisão sistemática da literatura e de uma meta síntese qualitativa, onde procurou-se obter uma resposta para a seguinte pergunta de pesquisa: qual a contribuição científica acerca da criação de uma cidade sustentável? Publicações e documentos foram selecionados a partir de cinco bases de dados. Após realizar uma análise de produções científicas selecionadas, pode se perceber que os estudos sobre o tema, tem tido grande avanço nos últimos anos, onde autores de diferentes nacionalidades discorrem sobre propostas de adaptação e mitigação para que os centros urbanos se tornem mais resilientes e sustentáveis, como por exemplo com o papel das fábricas urbanas, entretanto nota-se que ainda é necessários estudos mais profundos e específicos sobre o tema.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA NO ENTENDIMENTO DA CRIAÇÃO DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(1), 470-492. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021470-492

Artigos Semelhantes

1-10 de 799

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)