“RONDÔNIA: DA COLONIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020819-824

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais, Desenvolvimento regional sustentável, Meio ambiente, Rondônia.

Resumo

José Manuel C. Marta é doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas, e em sua carreira docente na UFMT, atuou na Faculdade de Economia, em cursos de graduação, especialização, e no mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Além disso, ocupou-se em atividades de pesquisa integrou a Cátedra em Desenvolvimento do IPEA. Esta resenha se adere tanto do ponto de vista técnico e cientifico, quanto de
resgate histórico e informativo. Proporciona vínculo entre a academia e a sociedade, pela apresentação e produção de conteúdos acadêmico, da tecnologia em gestão ambiental, da administração dos recursos naturais com sustentabilidade para proporcionar desenvolvimento regional racional. Contextualizando, poucos são os estudiosos do desenvolvimento regional que se dedicam ao estudo de um tempo tão longo e com enfoque histórico tão marcante; o professor José Manuel Marta enfrentou a empreitada, recriou um passado e acompanhou as mudanças ocorridas ao longo do tempo centrando suas análises no atual estado de Rondônia. O autor ementa seu intento de pesquisador e cidadão, se constitui em importante contribuição ao debate sobre a ocupação da Amazônia. Na análise crítica da obra, pode-se entender que poucos estudiosos brasileiros mergulharam-se nos contextos históricos mais ascendentes e profundos que definiram as atuais fronteiras nacionais e conflitos socioambientais. O livro é uma obra que enriquece a literatura brasileira na área do Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e áreas correlatas. Portanto, o resultado dos esforços do autor se materializa na obra resenhada, que apresenta a seriedade de sua incursão pela economia, história, geografia, literatura e pela antropologia, entre outras áreas, em sua busca pelas múltiplas realidades amazônicas.

Biografia do Autor

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal do Acre

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia e Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Resenhas e pesquisa de campo