PRESENÇA DA ESPÉCIE EXÓTICA Macrobrachium rosenbergii CAUSA RISCOS AO CAMARÃO Macrobrachium amazonicum NATIVO DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020683-710Palavras-chave:
Aquicultura, Carcinicultura de água doce, Riscos ecológicos, sanitários, ambientais e comerciaisResumo
Objetivou-se analisar os recursos bibliográficos referente aos camarões Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) e Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862), na perspectiva de suas sobrevivências no meio natural, as demandas comerciais e os problemas causados pela introdução da espécie exótica M. rosenbergii na Amazônia. Apesar da abundância de espécies nativas com excelente potencial pesqueiro e boa aceitação comercial como M. amazonicum, espécies exóticas a exemplo de M. rosenbergii têm sido introduzidas para fins comerciais de cultivos aquícolas, provocando riscos ecológicos, sanitários, ambientais e de mercado às espécies nativas. Embora sejam poucas as informações que definam os impactos aos camarões nativos, as diversas doenças e o potencial reprodutivo, são um dos componentes de maior importância a causar prejuízos para as espécies nativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.