CAPACIDADE DE DILUIÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA SALINEIRA EM ESTUÁRIOS DE REGIÕES SEMIÁRIDAS

Autores

  • Rogério Taygra de Vasconcelos Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Gabriela Nogueira Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Aruza Rayana Morais Pinto Empresa Equilíbrio Gerenciamento Ambiental
  • Carlos Jorge Bezerra França Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Jessika Mayara Claudino Idalino da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Louize Nascimento Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Nildo da Silva Dias Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Jônnata Fernandes de Oliveira Instituto Federal do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020217-234

Palavras-chave:

Efluente, Região Semiárida, Salinas.

Resumo

As salinas lançam efluentes nos estuários, o que afeta negativamente a qualidade da água e a vida aquática. Neste contexto, qual a capacidade de diluição desses efluentes em estuários? Para isto, utilizou-se um estuário do semiárido brasileiro como modelo de estudo. Foram identificados 20 pontos de lançamento de efluentes. A salinidade foi mais de 8 vezes superior à da água do mar. Com base na análise de densidade de pontos de lançamento de efluentes, foi possível dividir o estuário em setores. A Zona E apresentou a maior densidade, onde descartam seus efluentes em região de influência comum, o que pode acarretar em efeitos combinados. Além de apresentar elevada sinuosidade, o que resulta em perdas de cargas e menor vazão, provocando redução na taxa de renovação da água. Para garantir a salinidade máxima aceitável, a vazão de lançamento de efluentes não poderá ser superior a 320 l/s.

Biografia do Autor

  • Rogério Taygra de Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

    Eng. de Pesca e Civil, Doutor em Ciência Animal (UFERSA). Docente da Universidade Federal Rural
    do Semi-Árido - UFERSA. E-mail: [email protected]

  • Gabriela Nogueira Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

    Possui graduação em bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro de pesquisas e extensão universitária na área de Regularização Fundiária Urbana; Monitoramento ambiental de estuários; Pesquisa de ecossistemas salinos; Levantamentos Topográficos e; Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico.

  • Aruza Rayana Morais Pinto, Empresa Equilíbrio Gerenciamento Ambiental
    Agrônoma na Empresa Equilíbrio Gerenciamento Ambiental, RN.
  • Carlos Jorge Bezerra França, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

    Possui graduação em Administração em Gestão de Sistemas de Informação pela Faculdade Católica Santa Teresinha (Concluída em Agosto de 2009). Também detém boa experiência em Comunicação e Mídia, em grande parte, adquerida com a direta colaboração para a criação, desenvolvimento e consolidação de diversas marcas de empresas privadas na região do Seridó. Ex-bolsista no programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) do CNPq, estando a serviço do SEBRAE - PE na cidade de Recife, onde desempenhou o trabalho de prospectar empresas e diagnosticar eventuais falhas em sua gestão, apontando, junto a profissionais capacitados, o melhor plano de ação para a melhoria dos possíveis pontos a melhorar das empresas atendidas. Trabalhou como Gerente de Vendas em uma concessionária MITSUBISHI. Atuando com o desenvolvimento de estratégias de venda, gerenciamento de equipe e cumprimento de metas. Atualmente, cursando o curso de Ciência e Tecnologia, pré-requisito para entrar no curso de Engenharia Civil na UFERSA. 

  • Jessika Mayara Claudino Idalino da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
    Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013). Atualmente é digitadora da Prefeitura Municipal de Angicos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil
  • Louize Nascimento, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

    Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água - PPGMSA da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais pelo Uso do Solo e da Água). Atua na área de melhoramento genético de plantas, especialmente na cultura do meloeiro.

  • Nildo da Silva Dias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 A. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia, Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido e, manejo da salinidade na agricultura. Vencedor dos Prêmios nacionais: Agência Nacional de Águas (ANA) 2017 na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino Pesquisa e Extensão e, Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Vencedor dos prêmios internacionais: Primer Premio Ciencia aplicada a los ambientes salinos - Luiz Panigatti e; Primer premio a la tecnología aplicada a los ambientes salinos - Luis Berasategui (Red Argentina de Salinidad).
  • Jônnata Fernandes de Oliveira, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

    Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Pós-Doutorado em Ciências Ambientais pela UERN. Atualmente é Professor Efetivo e Líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (GEMA) do Instituto Federal do Maranhão. Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais, Zoologia, Ecologia e Conhecimento Ecológico Local. Tem trabalhos publicados com a biodiversidade nos seguintes ambientes: Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Semiárido, Caatinga e Pantanal.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPACIDADE DE DILUIÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA SALINEIRA EM ESTUÁRIOS DE REGIÕES SEMIÁRIDAS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 217-234. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020217-234

Artigos Semelhantes

1-10 de 265

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)