CONSTRUÇÃO E EFICIÊNCIA DE UM FOTORREATOR DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE BAIXO CUSTO PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA

Autores

  • Darles Luan Schneider Follmer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Ramiro Pereira Bisognin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Eduardo Lorensi de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Márlon de Castro Vasconcelos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Divanilde Guerra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Danni Maisa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019165-181

Palavras-chave:

Radiação UV, Desinfecção, Redução de custos, Tratamento de água e efluentes.

Resumo

A água é um bem imprescindível para sobrevivência e desenvolvimento dos seres vivos, e sua qualidade pode ser diretamente relacionada à saúde daqueles que a consomem ou utilizam. Nesse sentido, para minimizar os riscos de agentes biológicos presentes nas águas, a radiação ultravioleta (UV-C, 254 nm) é uma importante alternativa de desinfecção, pois inativa o material genético dos microrganismos sem o uso de oxidantes químicos. Portanto, no presente estudo objetivou-se a construção de um fotorreator UV de baixo custo e a análise de sua eficiência na desinfecção de água. Inicialmente, foram pesquisados sistemas comerciais que empregam a radiação UV para finalidade proposta. Em seguida procedeu-se a construção do fotorreator com materiais alternativos e a análise da sua eficiência na desinfecção de três amostras de efluente sanitário tratado, provenientes da região metropolitana de Porto Alegre - RS. A eficiência de desinfecção foi avaliada por meio da comparação da contagem de microrganismos crescidos em placas de Petri contendo ágar MacConkey, durante 48 h a 36 ºC, após operação do fotorreator em batelada, em diferentes tempos: 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18 e 21 minutos, além de um controle com a água da companhia de abastecimento. Os resultados foram avaliados por ANOVA, seguido de teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade.  Como resultados, tem-se a montagem do fotorreator de 15 W em PVC, de 1,6 L, ao custo total de R$ 137,88, ou seja, equivalente a 53,05% do custo de outro fotorreator disponível via e-commerce, de dimensões inferiores. As análises das amostras do efluente, nos tempos de detenção descritos, indicaram que não houve diferença estatística entre as UFC mL-1 da água fornecida pela companhia de abastecimento e o efluente após desinfecção por 9 minutos no fotorreator. Também se verificou redução significativa no número de colônias nos 3 primeiros minutos de operação do reator. Contudo, pode-se inferir que o melhor tempo de detenção hidráulica foi de 15 minutos, tendo em vista a maior redução da concentração de UFC mL-1 que foi de 99,25% em relação ao efluente estudado. Portanto, conclui-se que o sistema pode ser empregado na desinfecção de águas residuárias ou como solução para regiões onde não há tratamento adequado.

Biografia do Autor

  • Darles Luan Schneider Follmer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Gestor Ambiental
  • Ramiro Pereira Bisognin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Engenheiro Ambiental. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre em Tecnologia Ambiental. Doutor em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Eduardo Lorensi de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Engenheiro Angrônomo. Mestre e Doutor em Ciência do Solo. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Márlon de Castro Vasconcelos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Biólogo. Mestre e Doutor em Ecologia. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Engenheira Agrônoma. Mestre e Doutora em Fitotecnia. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Danni Maisa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
    Engenheira Agrônoma. Mestre em Agronomia e Doutora em Ciência do Solo.  Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONSTRUÇÃO E EFICIÊNCIA DE UM FOTORREATOR DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE BAIXO CUSTO PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(4), 165-181. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019165-181

Artigos Semelhantes

1-10 de 1258

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)