ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES, AFLUENTES E PONTO DE CAPTAÇÃO DO ARROIO LAJEADO ERVAL NOVO NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS – RS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e2201744-55Palavras-chave:
Qualidade de água, Dejetos, Coliformes, Sensibilização ambientalResumo
A água é uma substância finita e de vital importância para a vida no Planeta, portanto, sua disponibilidade deve ser garantida em quantidade e qualidade compatíveis para satisfazer as necessidades de todos os seres vivos. Nesse sentido, o monitoramento da qualidade das águas é essencial para o diagnóstico dos mananciais e para promoção de ações de preservação. Por esta relevância, o trabalho proposto teve como objetivo avaliar a qualidade das nascentes e afluentes do arroio Lajeado Erval Novo, bem como divulgar seus resultados a fim de sensibilizar os proprietários das áreas rurais e a população local. Sua execução se baseou na identificação de cinco pontos de coletas para análises físico-químicas e microbiológicas da água, em quatro campanhas de amostragem, e visitas às localidades rurais do município de Três Passos para divulgação dos resultados. Ressalta-se que as quatro coletas de água nos cinco pontos distintos apresentaram presença de coliformes totais e Escherichia coli. Percebeu-se que além das atividades agrícolas presentes na região, que reduzem a quantidade de áreas preservadas, a criação de suínos é a atividade que mais dificulta a proteção das nascentes, pois a prática gera como consequência o arraste de dejetos altamente poluidores às águas do Lajeado Erval Novo que abastece o município de Três Passos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.