ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES, AFLUENTES E PONTO DE CAPTAÇÃO DO ARROIO LAJEADO ERVAL NOVO NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS – RS

Autores

  • Ramiro Pereira Bisognin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Fernanda Hart Weber Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Lara Francieli Vieira UERGS
  • Bruno Rafael da Silva UERGS
  • Priscila Wohlenberg UERGS
  • Robson Ghelen Bohrer UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e2201744-55

Palavras-chave:

Qualidade de água, Dejetos, Coliformes, Sensibilização ambiental

Resumo

A água é uma substância finita e de vital importância para a vida no Planeta, portanto, sua disponibilidade deve ser garantida em quantidade e qualidade compatíveis para satisfazer as necessidades de todos os seres vivos. Nesse sentido, o monitoramento da qualidade das águas é essencial para o diagnóstico dos mananciais e para promoção de ações de preservação. Por esta relevância, o trabalho proposto teve como objetivo avaliar a qualidade das nascentes e afluentes do arroio Lajeado Erval Novo, bem como divulgar seus resultados a fim de sensibilizar os proprietários das áreas rurais e a população local. Sua execução se baseou na identificação de cinco pontos de coletas para análises físico-químicas e microbiológicas da água, em quatro campanhas de amostragem, e visitas às localidades rurais do município de Três Passos para divulgação dos resultados. Ressalta-se que as quatro coletas de água nos cinco pontos distintos apresentaram presença de coliformes totais e Escherichia coli. Percebeu-se que além das atividades agrícolas presentes na região, que reduzem a quantidade de áreas preservadas, a criação de suínos é a atividade que mais dificulta a proteção das nascentes, pois a prática gera como consequência o arraste de dejetos altamente poluidores às águas do Lajeado Erval Novo que abastece o município de Três Passos.

Biografia do Autor

Ramiro Pereira Bisognin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Engenheiro Ambiental. Especialista em Segurança Alimentar. Mestre em Tecnologia Ambiental. Doutorando em Engenharia Civil-Recursos Hídriocos e Saneamento Ambiental. Professor da UERGS, unidade Três Passos.

Fernanda Hart Weber, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Química Industrial de Alimentos. Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial. Doutora em Tecnologia de Alimentos. Professor da UERGS, unidade Três Passos

Lara Francieli Vieira, UERGS

Tecnóloga em Gestão Ambiental

Bruno Rafael da Silva, UERGS

Tecnólogo em Gestão Ambiental

Priscila Wohlenberg, UERGS

Tecnóloga em Gestão Ambiental

Robson Ghelen Bohrer, UERGS

Engenheiro Ambiental. Especialista em Segurança Alimentar. Mestre em Tecnologia Ambiental. Doutorando em Engenharia Civil-Recursos Hídriocos e Saneamento Ambiental. Professor da UERGS, unidade Três Passos.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos