DIAGNÓSTICO DA GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CELEIRO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Maíra Splendor Sganderla Pós-graduanda Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos - RS - Brasil.
  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer Professor Mestre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
  • Ramiro Pereira Bisognin Professor Mestre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
  • Danni Maisa da Silva Professora Doutora Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
  • Divanilde Guerra Professora Doutora Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020336-355

Resumo

Os Resíduos da Construção Civil, também denominados de entulhos, correspondem à grande quantidade de resíduos produzidos diariamente. O setor da construção civil é um dos maiores geradores de resíduos, devido à falta de controle nas obras. Em virtude ocorre a disposição irregular dos RCC em locais inapropriados acarretando sérios impactos ambientais, afetando a qualidade de vida da população. Sendo assim, verificou-se a necessidade de realizar o diagnóstico de elementos de gestão e gerenciamento dos RCC em municípios da Região Celeiro. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho foi fazer um diagnóstico sobre a gestão e o gerenciamento dos RCC. Para o desenvolvimento do trabalho aplicou-se um questionário com perguntas objetivas ao Poder Público Municipal em municípios da Região Celeiro. Através dos dados obtidos evidenciou-se que 56% dos municípios não são contemplados com um Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil e 77% não cobram a elaboração do mesmo para aprovação de projetos de novas obras. Contudo, 77% dos municípios possuem áreas licenciadas e pontos de entrega voluntários para disposição final dos RCC. Com o trabalho observou-se que a grande maioria dos municípios entrevistados possuem uma gestão relativa, com dificuldades para a proposição de medidas eficazes e pró-ativas para a gestão e gerenciamento dos RCC, além disso, observou-se a falta de informações junto as Prefeituras Municipais em relação aos dados de geração, destinação e fiscalização dos RCC. A partir do diagnóstico evidenciou-se a necessidade de maior atenção por parte dos municípios no âmbito da gestão e do gerenciamento dos RCC.

Biografia do Autor

  • Maíra Splendor Sganderla, Pós-graduanda Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos - RS - Brasil.
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2016). Pós-graduanda em Gestão e Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos - RS - Brasil. Atualmente é Engenheira Civil/proprietária - SGANDERLA ADVOCACIA & ENGENHARIA CIVIL. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil.
  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Professor Mestre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.

    Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2009), Mestre em Tecnologia Ambiental - UNISC (2012), e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012). Trabalha como Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, atuando junto aos Cursos de Graduação: Bacharelado em Gestão Ambiental, Agronomia e Pós Graduações: Segurança Alimentar e Agroecologia, Gestão e Sustentabilidade Ambiental (Três Passos), Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável (Sananduva), Pós Graduação Liderança e Sustentabilidade (Frederico Westphalen). Ministra disciplinas nas áreas de Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Recuperação de Áreas Degradadas,Saneamento Básico, Saúde Coletiva, Legislação Ambiental, Impacto Ambiental. Coordena o Curso de Pós Graduação em Gestão e Sustentabilidade Ambiental na Unidade de Três Passos - RS. Atualmente cursa Doutorado na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - PPGEC.

     
  • Ramiro Pereira Bisognin, Professor Mestre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
    Graduado em Engenharia Ambiental (2008) com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012) e Mestrado em Tecnologia Ambiental (2012) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência em tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos, licenciamento ambiental e gestão de projetos ambientais. Trabalhou como: analista ambiental na Brasil Foods - BRF, Unidade Perdigão (2008-2010); bolsista de pesquisa CAPES na UNISC (2010-2012); engenheiro ambiental na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (2012-2014); e engenheiro ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS - FEPAM (2014). Atualmente é professor na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Três Passos.
  • Danni Maisa da Silva, Professora Doutora Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Agronomia (2002) e Doutorado em Ciência do Solo (2015), pela mesma instituição. Atuou como extensionista rural, pela EMATER/RS-ASCAR, por cerca de 7 anos. Atualmente é Professora Adjunta em Ciência do Solo na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Três Passos, nos Cursos de Agronomia, Tecnologia e Bacharelado em Gestão Ambiental.
  • Divanilde Guerra, Professora Doutora Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade de Três Passos-RS- Brasil.
    Possui graduação em Agronomia (2005), Mestrado em Fitotecnia na área de concentração Plantas de lavoura (2008), Doutorado em Fitotecnia, com Ênfase em Melhoramento e Biotecnologia Vegetal (2011) e Pós-Doutorado Junior (PDJ/CNPq) (2012/2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético vegetal por técnicas tradicionais e marcadores moleculares em cereais e fruticultura. Agroecologia e manejo e produção agroecológica de espécies frutíferas e olerículas.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CELEIRO DO RIO GRANDE DO SUL. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 336-355. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020336-355

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)