GESTÃO DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA ANÁLISE DE ETEDI EM INDÚSTRIA METALÚRGICA

Autores

  • Alisson Lucas Unisul
  • Jairo Afonso Henkes Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018745-760

Palavras-chave:

Lodo de ETE, Lodo de ETDI, Compostagem, Resíduo Industrial.

Resumo

O mundo corporativo competitivo, demanda que as empresas produzam mais gastando menos e que cumpram com as obrigações legais referentes ao meio ambiente. Portanto o presente estudo de caso teve como objetivo analisar e entender a gestão de resíduos de uma empresa metalúrgica do ramo da cutelaria, e de como ela conseguiu modificar a destinação de seu lodo de ETDI de aterro sanitário para compostagem, reduzindo os custos de operação e de destinação do resíduo e eliminando o uso do aterro sanitário, unindo economia com sustentabilidade. Este estudo contou com a colaboração da empresa Mundial S/A situada no município de Gravataí/RS e de seus colaboradores. A metodologia consistiu em uma análise descritiva das pesquisas realizadas e dos métodos utilizados pelo setor de meio ambiente da empresa para o desenvolvimento desta mudança de tecnologia.

Biografia do Autor

  • Alisson Lucas, Unisul
    Acadêmico do CST em Gestão Ambiental da Unisul Virtual. 
  • Jairo Afonso Henkes, Unisul
    Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo. Professor do Curso de Administração, do Curso de Ciências Aeronáuticas, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Professor do Curso Superior de Tecnologia do Transporte Aéreo-Aerotd.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

GESTÃO DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA ANÁLISE DE ETEDI EM INDÚSTRIA METALÚRGICA. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(1), 745-760. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018745-760

Artigos Semelhantes

1-10 de 1254

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>