Introdução de Relatórios de Sustentabilidade como forma de melhoria no controle das Organizações

Autores

  • Bruna Campos Bernardo
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e12012123-155

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Relatório de Sustentabilidade, Indicadores Ambientais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de relatórios de susten-tabilidade para a implantação nas organizações, como uma forma de contribuir com a gestão ambiental incorporando-os aos controles internos e externos já existentes nas empresas. A caracterização do estudo deste trabalho foi uma pesquisa na forma de um estudo de caso exploratório, onde foram analisadas duas empresas a nível nacional, uma no setor alimentício (BUNGE) e a outra na área de papel e celulose (SUZANO). A pesquisa visa incentivar as organizações na elaboração dos relatórios de sustentabilidade, os quais colaboram o com o desenvolvimento sustentável do meio empresarial. A proposta do trabalho foi feita a partir da seleção de 17 indicado-res de desempenho ambiental, propostos na Cartilha GRI. Indicadores estes, consi-derados na presente pesquisa como essenciais para a identificação dos aspectos ambientais das organizações.         

Biografia do Autor

  • Bruna Campos Bernardo
    Engenheira Ambiental. Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual
  • Jairo Afonso Henkes
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural.  

Downloads

Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Introdução de Relatórios de Sustentabilidade como forma de melhoria no controle das Organizações. (2012). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 1(1), 123-155. https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e12012123-155

Artigos Semelhantes

1-10 de 1283

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>