ANÁLISE DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS (RJ)

Autores

  • Fernanda de Mesquita Guerrieri
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017566-608

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde, Descarte de medicamentos, Con-taminação, Educação Ambiental

Resumo

É preocupante não apenas o hábito da automedicação no Brasil, mas também os impactos ambientais e de saúde pública que podem ser causados com o descarte inadequado de medicamentos vencidos ou fora de uso. O objetivo deste estudo é analisar o descarte de medicamentos vencidos de uso domiciliar, no município de Rio das Ostras, RJ. Buscou-se verificar de que forma este descarte é realizado, se existem locais adequados para a coleta e se o público-alvo está ciente sobre os im-pactos negativos decorrentes do descarte inadequado de medicamentos. A metodo-logia utilizada compreende o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários à um grupo de moradores e representantes de unidades públicas de saúde, farmácias e drogarias. Os resultados obtidos mostram que a maioria das pessoas descarta seus medicamentos vencidos no lixo comum, embora estejam cientes dos impactos desta atitude. O estudo ainda revela a neces-sidade da criação de pontos de coleta para este tipo de resíduo e de campanhas públicas para esclarecimento sobre o tema. Espera-se que as propostas de melhori-as sugeridas promovam o consumo consciente e o descarte correto de medicamen-tos, em benefício de uma melhor saúde pública e da proteção do meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Fernanda de Mesquita Guerrieri
    Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental/Unisul Virtual
  • Jairo Afonso Henkes
    Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo. Profes-sor do Curso de Administração, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Pro-grama de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

ANÁLISE DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS (RJ). (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(1), 566-608. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017566-608

Artigos Semelhantes

1-10 de 1289

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>