REAPROVEITAMENTO D’ÁGUA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: EMPRESA INTELBRAS – SÃO JOSÉ (SC)

Autores

  • Clair Teresinha Schulz Unisul
  • Jairo Afonso Henkes Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e22013338-384

Palavras-chave:

Reuso de água, Águas Residuárias, Sustentabilidade ambiental, Tratamento de Efluentes.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar conceitos teóricos e técnicas aplicadas ao reuso de água em vasos sanitários e como essa prática pode contribuir na busca da sustentabilidade dos recursos hídricos. No seu desenvolvimento são abordadas as possibilidades do reuso e suas principais aplicações, os tratamentos requeridos para a aplicação do reuso e as atuais discussões sobre os requisitos de qualidade da água para essa aplicação. O estudo de caso consiste em analise técnica para a implantação de um sistema de reuso de água em uma ETE (estação de tratamento de efluentes) da empresa Intelbras S/A. O sistema visa à conservação do aquífero local, à redução dos custos com a captação de água e com o destino das águas residuárias. A água de reuso é oriunda dos efluentes sanitários tratados por meio de processo físico-químico e avaliação dos resultados do monitoramento é realizada trimestralmente através de análises laboratoriais dos principais parâmetros de operação da estação. Os esgotos tratados desempenham um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas, industriais, reuso em vasos sanitários e irrigação, entre outros. Ao reduzir a demanda sobre as fontes de água de boa qualidade para consumo humano, o uso de esgotos tratados contribui para a conservação dos recursos e agrega uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. Assim, o reuso e/ou reaproveitamento, além de afetar positivamente a qualidade da água disponível, reduz a pressão sobre mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade menos nobre.

Biografia do Autor

  • Clair Teresinha Schulz, Unisul
    Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual.
  • Jairo Afonso Henkes, Unisul
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural.

Downloads

Publicado

2013-10-14

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

REAPROVEITAMENTO D’ÁGUA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: EMPRESA INTELBRAS – SÃO JOSÉ (SC). (2013). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 2(2), 338-384. https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e22013338-384

Artigos Semelhantes

1-10 de 1286

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>