ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA DE ISOPOR®

Autores

  • Aline Marjorie Forlin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014201-228

Palavras-chave:

ACV, Percepção ambiental, Vapercom, EPS

Resumo

Este estudo analisou o ciclo de vida do produto EPS, mais conhecido como isopor®, e buscou conhecer a percepção de seus clientes em relação ao produto. O estudo de caso foi bibliográfico e exploratório com corte transversal no mês de setembro de 2011. Foram pesquisados 40 clientes da empresa enquadrados na classe A segundo a Classificação de Pareto, relacionada ao faturamento total da empresa no período de 01 de agosto de 2010 a 31 de agosto de 2011. Os dados foram obtidos por meio de entrevista não estruturada aplicada ao gerente de produção e também por meio de aplicação de um questionário, adaptado do modelo VAPERCOM, composto por quatro conjuntos de perguntas fechadas de múltipla escolha com alternativas pré-estabelecidas. Os dados são apresentados por meio de gráficos e tabelas, quanti e qualitativamente. No que se refere à classificação da empresa na Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV), seu produto possui forte característica ecologicamente correta nas etapas processo de produção, utilização do produto e pós-utilização do produto e, fraca característica ecologicamente correta nas etapas matéria prima e descarte do produto. Quanto à percepção de seus clientes, constatou-se que os mesmos possuem frequente preocupação em todas as cinco etapas da ACV.

Biografia do Autor

Aline Marjorie Forlin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste. Doutora em Engenharia de Produção. Docente do curso de Administração.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Desenvolvimento Rural da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção. Docente do curso de Administração.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos