AVALIANDO COMPORTAMENTO AMBIENTAL DE CLIENTES DE PIZZARIAS UTILIZANDO O MODELO VAPERCOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016200-226

Palavras-chave:

Variável ambiental, ACV, Comportamento do consumidor, Percepção

Resumo

A finalidade deste artigo é avaliar o comportamento ambiental de clientes de pizzarias utilizando o modelo de apoio à gestão organizacional intitulado Vapercom, proposto por Brandalise (2006). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva, aplicada a 224 universitários matriculados nos diversos cursos do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC no município de Foz do Iguaçu, selecionados aleatoriamente em junho de 2014. Quanto a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV), o produto proposto possui forte característica ecologicamente correta nas etapas processo de produção, utilização, pós-utilização, matéria prima e descarte. O resultado da aplicação do modelo apontou elementos que identificaram os aspectos ambientais considerados no processo de decisão de compra do consumidor e revelou que a preocupação do cliente nas etapas da ACV são inferiores às características ecologicamente corretas apresentadas pelo produto. Essas informações contribuem para nortear as ações empresariais através de ajustes no processo produtivo, incremento ou criação de novos produtos cuja demanda depende da difusão da percepção ecológica.

Biografia do Autor

  • José Henrique de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná
    Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente ocupa o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná.
  • Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestrado em Engenharia de Produção (2001), MBA-Executive pela Universidade Estadual de Maringá (1998), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). É autora de livros sobre o tema da sustentabilidade, é organizadora de coletâneas sobre cases organizacionais e sobre tecnologia social ligada a agricultura familiar. Possui artigos científicos publicados em periódicos classificados pela CAPES. Docente Associada do Colegiado do Curso de graduação em Administração e do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, atuando nos temas referentes à gestão ambiental, administração de materiais, logística e competitividade.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIANDO COMPORTAMENTO AMBIENTAL DE CLIENTES DE PIZZARIAS UTILIZANDO O MODELO VAPERCOM. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(2), 200-226. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016200-226

Artigos Semelhantes

1-10 de 985

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)