ANÁLISE DO INVESTIMENTO AMBIENTAL EM SACOLAS BIODEGRADÁVEIS E REUTILIZÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017713-732Palavras-chave:
Diferenciação da imagem, sustentabilidade, ecodesign, embalagem.Resumo
O presente artigo procura investigar a análise do investimento ambiental em sacolas biodegradáveis e reutilizáveis como estratégia de diferenciação de uma padaria localizada em Cascavel, Paraná. A pesquisa exploratória teve como instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas fechadas com amostra probabilística aleatória simples com 329 respondentes de uma população de 2.200 clientes, entrevistados logo após a compra. O instrumento de pesquisa procurou identificar a percepção quanto as atitudes ambientalmente responsáveis, a importância para embalagens biodegradáveis e sacolas retornáveis e também quanto ao valor que o respondente estaria disposto a pagar por uma sacola ecologicamente correta. Os dados foram analisados segundo o modelo desenvolvido por Bertolini, Rojo e Lezana (2012), para avaliação de investimentos ambientais. Os resultados foram no sentido da viabilidade da mudança por sacolas reutilizáveis com incentivo de desconto nas compras realizadas.
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