ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DEA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE NO BRASIL NA DIMENÇÃO AMBIENTAL DO DESELVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020231-254Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Papel e celulose, Resíduos industriais.Resumo
A partir da década de 80 com a Comissão de Brundtland, o Desenvolvimento Sustentável começou a ser fervorosamente discutido nas mais diversas reuniões entre as nações e mais tarde em eventos corporativos. A importância desse tema foi compreendida por toda cadeia produtiva e atualmente a preocupação ambiental tornou-se necessária para manter qualquer empreendimento competitivo no mercado. Nesse cenário, este estudo colocou em pauta o setor de papel e celulose devida a sua grande importância para a economia do país, contudo, ainda é um setor com elevado impacto ambiental devido a sua alta geração de resíduos nocivos ao meio ambiente. Para avaliar a eficiência do setor foram coletados dados referentes à dimensão ambiental do Desenvolvimento Sustentável os quais foram divulgados pelas corporações por meio de Relatórios de Sustentabilidade referentes ao ano de 2016. Foram selecionados Indicadores de Sustentabilidade os quais foram utilizados como variáveis para aplicação do modelo da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). A análise realizada demonstrou ser possível a aplicação do modelo DEA para obter a eficiência da dimensão ambiental do Desenvolvimento Sustentável para empresas do setor de papel e celulose. Os resultados obtidos mostraram eficiências médias maiores para fábricas de celulose em relação às fábricas integradas de papel, provocando uma diminuição da eficiência média quando todas as empresas foram consideradas na análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.