FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E O PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020403-419

Palavras-chave:

Formação de Professores, Teorias da Aprendizagem, Pensamento Crítico.

Resumo

Neste artigo abordaremos um recorte de uma investigação mais ampla que tencionou compreender o processo de constituição do vir a ser professor de Química via planejamentos orientados para promoção do pensamento crítico. Para tanto desenvolvemos um Estudo de Caso no qual analisamos os materiais avaliativos produzidos pelos licenciandos acerca das ações realizadas em um componente curricular. Do processo de análise emergiram algumas compreensões, destas podemos mencionar: a percepção da relevância de oportunizar espaços de discussão das teorias da aprendizagem, de forma articulada ao pensamento crítico, aspecto que proporciona uma maior compreensão dos limites e potencialidades destas teorias, análise das possíveis limitações, aproximações e articulações.

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático